Páginas

domingo, 24 de maio de 2015

C.H.I.P: O microcomputador de 9 dólares custa hoje 29 dólares ou mais com frete. Vale mesmo a pena? Veja os pontos negativos.


O C.H.I.P é a sensação do momento! Um computador pequeno de menor valor que o famoso Raspberry Pi (e outros). Parece algo incrível, mas não é bem por aí. Alguns detalhes passaram despercebidos principalmente para aqueles que não estão fazendo parte da campanha, muitos desistiram de fazer e utilizar em seus projetos por um ou alguns desses diversos motivos.


Nove dólares é só a ponta do iceberg



Muita gente lê os títulos mas não realmente os detalhes, as entrelinhas. Quem realmente tentou comprar o C.H.I.P em várias partes do mundo notou o valor alto do frete para algo tão pequeno (20 dólares envio internacional). Essa é uma das maiores reclamações entre os 1028 comentários em sua página do Kickstarter. Em encomendas internacionais (é claro que com algumas exceções como a China) há um valor as vezes significante de frete, mas alguns compararam os valores dos fretes mais básicos para seus países e notaram diferenças. Inclusive houve acusações de que o valor do C.H.I.P estaria embutido no frete.

O custo de envio dos EUA para o Brasil de um pacote com 100 gramas (suficiente para o C.H.I.P, visto que um Raspberry Pi que é maior pesa bem menos que isso) utilizando o sistema postal dos EUA www.usps.com é de $4,94 na modalidade First-Class Mail® International, Large Envelope. Enviando a mesma encomenda como registrada (o que incluí o rastreio internacional) o valor sobre para $18.59.


Ou seja, o valor de entrega ($20) é mais que o dobro do produto. Isso muitas vezes pode acontecer. Eu mesmo já me deparei com situações de compras assim. O problema é que para muitos que estão acostumados com fretes mais baratos de outras lojas ou de compras pela China acharam o frete inviável.


Se precisa de conexão VGA ou HDMI há adaptadores que custam mais do que a placa



A conexão única de vídeo da placa é a componente (cabo incluso). Caso precise de HDMI (bem comum hoje) ou VGA será necessário comprar um adaptador específico para placa.

Adaptador VGA: $10
Adaptador HDMI: $15

Ou seja, se há a necessidade de conexão HDMI, o total com frete sairá por $44.

Entretanto é bom deixar claro uma informação encontrada no FAQ deles: a conexão HDMI não contém áudio digital pois segundo eles o processador não suporta.


Outro projeto iniciado ano passado pela mesma empresa está com entregas atrasadas



A Next Thing Co. criadora do C.H.I.P é a mesma do projeto OTTO. A estimativa de entrega do projeto OTTO era para dezembro de 2014. As primeiras unidades só começaram a ser enviadas em 6 de maio de 2015. Foram 5 meses de atraso! A estimativa de entrega do C.H.I.P para os 5000 primeiros compradores é para dezembro de 2015.


Violações na GPL



Apesar de não ser culpa dos criadores, algo levantado por muitos é a questão das violações recorrentes de licença pela fabricante de chips AllWinner utilizado na placa. A lista de violações antigas e novas pode ser vista aqui: http://linux-sunxi.org/GPL_Violations

A enfase nas notícias e a descrição do projeto dizendo ser "totalmente open source" pode enganar muitos. Na realidade a parte de hardware (construção da pcb) é que pretende ser totalmente open source.


Não há menção a qualquer teste de certificação FCC ou CE



Apesar de não ser interessante para maioria, pode vir a ser para uma minoria. Não há menção a qualquer certificação que verifique o nível de EMI gerado pela placa.



Comparando com a placa mais famosa do mercado: Raspberry Pi




Segue uma planilha de comparação de recursos dos modelos mais atuais do Raspberry Pi vs C.H.I.P.



Compensa comprar hoje via kickstarter?



Na minha opinião não, a menos que você queira ajudar o projeto ou seja entusiasta. Com o custo elevado do frete, a placa de 9 dólares se torna no mínimo $29. Será necessário esperar para saber se futuramente o valor de venda será igual ou próximo ao anunciado e em sites com frete de menor valor.

Se você é iniciante e depende muito de códigos prontos de exemplo ou a ajuda da comunidade, o Raspberry Pi continua sendo a melhor escolha devido a enorme comunidade e material disponível.

Se está em um nível acima da média e sabe dos pontos negativos da placa; se não precisa de HDMI ou VGA (que eleva o custo) ou tantos GPIOs, o C.H.I.P pode vir a se tornar uma opção.


Conclusão



Como todo projeto do kickstarter, há riscos e devemos ter cautela. Apesar de muitas pessoas visualizarem como uma venda comum, isso é uma campanha de arrecadação.

Referências:
https://www.kickstarter.com/projects/1598272670/chip-the-worlds-first-9-computer/
http://hackaday.com/2015/05/08/c-h-i-p-is-a-linux-trojan-horse-for-nine-bucks/
http://hackaday.com/2015/05/19/interview-with-the-creators-of-chip-a-9-single-board-computer/
Imagem do post editada da original do kickstarter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário