Páginas

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Tecnologia e Kibes

O kibe ou cópia na internet já é quase natural, mas nem sempre bom para quem cria conteúdo. Existem casos e casos, copiar uma ou mais imagens citando a fonte para criar o seu conteúdo, citar trechos ou traduzir é uma coisa, mas copiar todo o texto na íntegra ou grande parte dele( mesmo que linkando o conteúdo original ) é totalmente diferente. Não há razão para isso.

Já no começo de um dos meus sites, comecei a sofrer com algumas cópias na íntegra, nada realmente substancial que retirasse meu sono, entretanto após um tempo, um grande site de tecnologia brasileiro, que tem um pouco de fama de ter conteúdo mais sério que outros, copiou quase que na íntegra todo meu artigo! Apesar de terem linkado, grande parte do conteúdo que eu trabalhei pesquisando e entendendo para passar ao leitor foi sumariamente copiado.

Os leitores que seguirem o link saberão que o conteúdo não é original e em teoria mais gente entrará no meu blog pelo link.

Parte boa e ruim



A parte boa reside em ter ganhado um link de um site com pagerank grande para meu site( e sem nofollow ) e só. A quantidade de pessoas que entrou no link para meu site no dia da publicação foi uma. Lembrando, quase todo artigo foi copiado, não era somente uma sinopse e após "leia mais em ***", então essa máxima de que há a vantagem de se receber mais visitas nesses casos nem sempre é real.

Ver seu artigo copiado por sites grandes mesmo que não seja algo legal, dá uma certa sensação de o conteúdo é bom, apesar da prática ruim.

O que pode ser feito


Fazer ou não algo a respeito vai depender de cada um. Enquanto os primeiros kibes não me intrigaram pelo fato de serem sites menores que o fizeram, esse último me deu um certo incômodo. Mas apesar disso, não contactei o respectivo site, é a primeira vez que me linkam e fazem algo desse tipo ( comigo ). Minha única preocupação ficou por conta da indexação do google.

O google é esperto e ficou mais ainda após o novo algorítmo implementado. O buscador consegue identificar conteúdos duplicados, mesmo que parciais( como meu caso, a cópia foi quase inteira, com pequenas modificações ) e penaliza a indexação de sites que fazem esse tipo de coisa. Quando fui buscar o termo referente ao meu post, o kibador apareceu em uma posição melhor do que meu website( isso que o meu site aparece no google como post de 5 dias atrás e ele 1 ), entretanto é de conhecimento que esse tipo de indexação pode ter essas consequências devido a relevância/pagerank maior do site kibador, mas que devem ser temporárias. Após passar alguns dias irei verificar novamente se o ranking do kibador foi penalizado.

Atualização: Como previsto, o google identificou o conteúdo duplicado e o site kibador foi para baixo do meu nas buscas.

Caso não seja, ainda existe uma possível opção, contactar o google por um formulário para solicitar a remoção de links que quebrem a lei DMCA de direitos autorais.

https://support.google.com/legal/troubleshooter/1114905

Em casos extremos( não o meu ):



Copiar conteúdo na íntegra é feio, muito feio.

Apesar de não ter achado o autor original da imagem, taí a fonte de onde tirei: http://listagram.com.br/wp-content/uploads/2014/01/processinho.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário